quarta-feira, 1 de julho de 2015

Lista de cursos MOOC

Uma postagem mais simples pra dar um sinal de vida. Estes dias minhas coluna não estava muito feliz. Acabei tendo que deixar de lado vários cursos, meus projetos ficaram um bocado parados para que eu pudesse ficar quietinho descansando enquanto a coluna melhora. Ainda não melhorou de tudo e estou no pc além do horário do serviço de teimoso. Mas falei que o Legauss estava voltando a ativa e ele vai voltar a ativa. Estou escrevendo devagar, mas tenho algumas postagens em andamento.

Bem, a postagem de hoje não é bem minha. É uma lista de cursos MOOC que postaram no grupo de programadores Python do facebook e está fazendo um bocado de sucesso. Como o facebook não é um bom lugar para guardar informações, vou deixar a lista aqui. É uma lista muito boa e razoavelmente extensa. Dificilmente não vai ter algo de seu interesse aí.

Ah! Pra quem não sabe o que é MOOC é uma sigla que significa Massive Open Online Courses. Traduzida como Curso Online Aberto e Massivo. Ou seja, dizer curso MOOC é mais ou menos como dizer curso curso. Mas está valendo. Todos os créditos vão para Renato Fabri e a postagem original se encontrava aqui quando postei. Só fiz algumas correções de digitação e removi algumas anotações pessoais dele.

"PS. um curso de ~8 semanas em geral dá para ser visto em 1-3 dias assistindo com concentração. Os conteúdos em geral são
surpreendentemente bons, em geral melhores que cursos de pós graduação (ao menos dos que vi, em geral de exatas). Em geral, dá para acompanhar sem conhecimento prévio. Nos próprios cursos de escrita científica (e de negócios parece) avisam que video tem dominado.
"



Probabilidade

Estatística

Fisica estatística

Teoria da informação

Redes Complexas

Álgebra linear

PLN/Linguística

Participação social/tipologias/antropologia

Teoria dos jogos, jogos e ludificação

Multimídia

Escrita científica

Diversos



Ah! Fiz umas pesquisas aleatórias aqui sobre o assunto e acabei encontrando um site indexador de MOOCs: o MOOC List. Se estiver procurando algum MOOC, pode ser um bom lugar para começar a sua busca.





Nenhum comentário: